Stock Market Development and Long Run Growth

Na última quarta-feira (09 de setembro) fora apresentado o artigo “Stock Market Development and Long Run Growth” escrito por Ross Levine e Sara Zervos em 1996.

O artigo questiona e aborda se existe alguma relação entre o desenvolvimento do mercado de ações e o crescimento econômico dos países. Alguns autores acreditam que sim e outros, não. Análises mais empíricas mostraram uma relação positiva entre algumas das variáveis do crescimento econômico e o mercado de ações.

Através de um modelo de Pooled cross-country regression somaram o crescimento econômico com as variáveis econômicas que afetam o crescimento juntamente ao mercado de ações. Analisaram 41 países entre os anos de 1976 a 1993 divididos em dois períodos a fim de se desdobrar mais os dados e chegar a resultados mais irrefutáveis, classificando seus os mercados de ações por tamanho, liquidez e integração e separaram outras variáveis já comumente conhecidas que afetam o crescimento de um país, tais como capital humano (educação), medida de instabilidade política, taxa de inflação, proporção de gastos do governo em relação ao PIB, etc.

Os resultados mostraram uma grande relação entre o mercado de ações e o crescimento econômico, todavia os autores alegaram que ainda há necessidade de mais pesquisas e discussões sobre esse tópico a fim de se chegar a resultados mais conclusivos e entender melhor essa relação.

Apresentado por: Catarina Oliveira Guimarães Barcelos.

Stock_Market_Development_and_Long_Run_Growth – Catarina Barcelos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s