Fatores Aceleradores, Mantenedores e Sancionadores da Inflação

No dia 14 de outubro, o artigo Fatores Aceleradores, Mantenedores e Sancionadores da Inflação de Luiz Carlos Bresser-Pereira e Yoshiaki Nakano foi apresentado pela petiana Anna Eloyr Vilasboas. O artigo foi um dos mais importantes para a economia brasileira, pois foi um dos percussores da explicação sobre a inflação inercial, a qual assolava o Brasil da década de 80. A partir dele, várias medidas econômicas puderam ser traçadas para controlar esse problema inflacionário, como o choque heterodoxo e a moeda indexada.

Um dos objetivos do artigo de Bresser e Nakano era explicar a inflação que permanecia estável por vários anos em patamares elevados independentemente da existência de excesso de demanda. Para isso, os autores classificaram os mecanismos da inflação em fatores que causavam a aceleração ou desaceleração (aceleradores), fatores que mantinham o patamar inflacionário (mantenedores) e fatores que sancionavam a elevação de preços (sancionadores). Diante disso, o mais importante para a época foi a descrição dos fatores mantenedores e sua divisão em indexadores formais e informais, uma vez que esses seriam as causas da inflação inercial.

Dessa forma, o artigo apresentado trouxe de volta o contexto econômico inflacionário que caracterizou a “Década Perdida” no Brasil e permitiu a análise dos vários fatores que podem acarretar um progresso inflacionário.

Fatores Aceleradores, Mantenedores e Sancionadores da Inflação – Anna Eloyr Vilasboas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s