A Disneyland Dilemma: two-part tariffs for a Mickey Mouse monopoly

No dia 21 de outubro, a petiana Amanda Ramos apresentou o artigo A Disneyland Dilemma: two-part tariffs for a Mickey Mouse monopoly, que foi escrito em 1971 por Walter Y. Oi. A apresentação se deu em três etapas: falar sobre a vida acadêmica do autor de forma resumida, explicar e revisar conceitos de microeconomia e apresentar o modelo do artigo e as principais contribuições dele.

O artigo, que é um clássico da economia industrial, traz no início como é formada uma tarifa bipartite (tarifa em duas partes) de forma geral e para o caso em que a demanda do monopólio em questão é dada apenas por dois consumidores. A tarifa bipartite é formada por uma taxa de entrada (T) e um preço variável (P) para cada unidade consumida. Em alguns mercados monopolistas, o produtor cobra apenas um preço, o qual chamaremos de D. É válido observar que D tende a ser menor que P. Além disso, para o caso de dois consumidores a taxa T corresponderia ao valor do excedente do menor consumidor. Já que, a esse valor, nenhum consumidor é excluído do mercado.

Entretanto, quando analisamos um mercado com vários consumidores, talvez a melhor solução para o problema não seja o excedente do menor consumidor. Pode ser que o lucro seja maior se T for tal que alguns consumidores sejam excluídos do mercado. Usando a Disney como plano de fundo, o autor acha uma taxa de entrada T*, um preço variável P* e um número de consumidores n* ótimos. Ao fim do artigo, o autor mostra outras aplicações desse tipo de tarifa. Um desses exemplos são as firmas que fornecem descontos para grandes quantidades e, assim, acabam aumentando o lucro porque afetam excedentes de consumidores que demandam mais.

A Disneyland Dilemma: two-part tariffs for a Mickey Mouse monopoly – Amanda Ramos

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