Atuação de Bancos Estrangeiros no Brasil: Mercados de Crédito e Derivativos de 2005 a 2011

No dia 4 de novembro, o seguinte artigo foi apresentado: “Atuação de bancos estrangeiros no Brasil: mercados de crédito e derivativos de 2005 a 2011”, cujo o objetivo era analisar as consequências da presença destes na economia brasileira e como eles foram afetados pela Crise de 2008/2009.

As hipóteses ficaram divididas entre os benefícios e os malefícios da presença dos bancos para a economia. Tendo como destaques, a elevação do desenvolvimento financeiro, o aumento da concorrência, a pressão sobre os preços, a continuidade da oferta de crédito em meio a crises locais, ganhos de eficiência em serviços bancários. Como desvantagens, tendo em vista a aversão ao risco dos bancos internacionais com relação as pequenas empresas, o mercado de crédito poderia se ramificar ou diminuir para estas firmas dependendo da escolha dos bancos nacionais, além disso, pesa a afirmação de que os ciclos e choques seriam transmitidos pelos internacionais.

Os autores realizaram regressões lineares numa dada amostra de atuantes bancários no país, e concluíram que, em torno dos anos de crise, as concessões dos bancos diminuíram relativamente, mas no pós crise tiveram uma recuperação rápida em comparação com os países em desenvolvimento.

Utilizando um índice de concentração de mercado, observa-se que o mercado de crédito é mais concentrado do que o de derivativos e que a porcentagem de distribuição de concessões entre os bancos privados, estrangeiros e públicos tende a permanecer a mesma.

Atuação de Bancos Estrangeiros no Brasil – Amanda Villas Bôas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s